quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Top 10: Marchinhas de Carnaval


Sejam todos bem vindos a mais nova sessão deste blog! Mensalmente, a partir de hoje, o Top 10 irá eleger – sem deixar de considerar o viés subjetivo da arte – o que há de melhor no mundo da música. Além de critérios técnicos e artísticos, a seleção terá caráter opinativo e pessoal, respeitando possíveis discordâncias. O Top 10 não se pretende verdade absoluta, consenso ou referência de qualidade, mas apenas um espaço de homenagem a grandes artistas e suas respectivas obras com livre abertura para discussões e troca de informações.

Motivado pelos festejos de Momo que acontecem ao longo desta semana, escolhi como tema inaugural para o
 Top 10 as tradicionais Marchinhas de Carnaval. Gênero musical extremamente popular entre os anos 1920 e 1960, a marchinha brasileira é herdeira das marchas populares portuguesas principalmente em sua estrutura rítmica formada por compassos binários e em suas melodias relativamente simples. Posteriormente, sob forte influência da música estadunidense da era jazz-band, a marchinha, inicialmente calma e ingênua, passou a ter seu andamento acelerado e maior ênfase em letras picantes repletas de duplo sentido. No Rio de Janeiro as marchinhas começaram a ser expressamente produzidas para fins carnavalescos e atingiram o auge do sucesso através de compositores e intérpretes como Chiquinha Gonzaga, Noel Rosa, Ary Barroso, Carmem Miranda e Emilinha Borba.

Enfim, vamos à lista das 10 melhores Marchinhas de Carnaval:



De Luiz Antônio, Zé Mário e Oldemar Magalhães, “Sassaricando” é interpretada neste vídeo por Virgínia Lane, Vedete do Brasil, em cena do filme Tudo Azul, de 1952, sob direção de Moacyr Fenelon. A nossa décima colocada é considerada a marchinha de maior sucesso do Carnaval de 1952.

A nossa nona colocada é o grande sucesso do Carnaval de 1953. Da autoria de Heber Lobato, L. de Castro e Mirabeau, 
"Cachaça" foi gravada por Cármen Costa em parceria com Colé Santana, servindo como trilha para o filme "Carnaval Atlântida", com Grande Otelo.


De 1969, "Atrás do Trio Elétrico", de Caetano Veloso, pode ser considerado fruto do Tropicalismo. Mesmo sendo 
de origem baiana e posterior ao período de grande sucesso das marchinhas, a oitava colocada do nosso ranking figura entre os maiores clássicos do gênero. Neste vídeo é apresentada durante o Festival de Verão de Salvador de 2010.


Com certeza você também já cantarolou o refrão da nossa sétima colocada em algum momento da sua vida. De Antônio Almeida e Oldemar Magalhães, “Marcha do Remador” foi um grande sucesso na voz de Emilinha Borba em 1964. A gravação deste vídeo é parte integrante do LP “Nosso Carnaval”.

6º - Frevo dos Vassourinhas


Da mistura entre a marcha, o maxixe e alguns elementos da capoeira, surgiu o frevo. Hino do Carnaval pernambucano, “Frevo dos Vassourinhas” ganhou o grande público com a inesquecível interpretação instrumental da Orquestra Tabajara de Severino Araújo lançada pela gravadora Continental. Composta por Matias da Rocha, a nossa sexta colocada desafia os joelhos de qualquer um desde 1949.

5º - A Jardineira


Lançada para o Carnaval de 1939, “A Jardineira” tornou-se um grande sucesso na belíssima interpretação de Orlando Silva. Composta por Benedito Lacerda e Humberto Porto, a quinta colocada do nosso Top 10 ainda serviu como trilha sonora para o filme "Banana da Terra", com direção de Ruy Costa e roteiro dJoão de Barro e Mário Lago.


Da autoria de Haroldo Lobo e Nássara, “Allah-la Ô” ficou imortalizada na voz de Carlos Galhardo, grande cantor da Era do Rádio. Nossa quarta colocada foi lançada em janeiro de 1941, apenas um mês antes do Carnaval daquele ano, e esteve presente no filme "Vamos Cantar", da Pan-América Filmes.

3º - Me Dá um Dinheiro Aí


Composta por Ivan, Homero e Glauco Ferreira em 1959, “Me Dá Um Dinheiro Aí” virou um dos lemas da folia do ano seguinte e um verdadeiro clássico dos bailes de Carnaval. Gravada por Marlene e Elizeth Cardoso a princípio, a nossa medalhista de bronze chegou ao auge do sucesso na voz de Moacir Franco, que também a interpretou no filme "Entrei de Gaiato", da Herbert Richers, no papel de mendigo.



Jararaca e Vicente Paiva compuseram e gravaram “Mamãe Eu Quero” no ano de 1937. O grande sucesso da canção só veio quatro anos depois, quando Carmen Miranda a imortalizou em 1941. No vídeo acima temos a participação da cantora em cena do filme “Down Argentine Way”, da Fox Films, fazendo uma belíssima apresentação da nossa segunda colocada.


A nossa medalhista de ouro não poderia ser outra; "Ó Abre Alas" – considerada a primeira marcha carnavalesca da história – foi composta pela ilustre Chiquinha Gonzaga ainda em 1899. Apesar disto, o maior clássico dos carnavais só foi gravado com sua letra completa no ano de 1971, em interpretação das irmãs Dircinha e Linda Batista, as duas primeiras Rainhas do Rádio. Abram alas para a nossa campeã!

***

Espero que tenham gostado do primeiro Top 10. Deixe a sua opinião, crie a sua própria lista ou envie sugestões para as próximas publicações. No mês que vem, em homenagem ao dia internacional da mulher,  elegeremos as 10 maiores cantoras de todos os tempos. Até a próxima!

2 comentários:

  1. Adorei a lista! Marchinhas são deliciosas, em especial pelas letras de malícia algo inocente. Senti falta da "Cabeleira do Zezé" e de uma que eu adoro: "Eu mato, eu mato/ quem pegou minha cueca pra fazer pano de prato..." :-D Beijos marchescos e sucesso no blog!

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  2. Me ajudou demais com os comentários e principalmente postando as datas das marchinhas!!! Gratidão!

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