sexta-feira, 13 de julho de 2012

Top 10: Clássicos do Rock



Sexta feira, 13 de julho de 2012. Não, eu não vou falar de gatos pretos, escadas, espelhos quebrados ou qualquer outra superstição propícia ao dia. Falarei – como não? –, do bom e velho rock and roll! Nascido no final dos anos 1940, nos Estados Unidos, o rock’n’roll é um estilo musical que deve suas raízes à música country, ao blues, ao R&B e à música gospel. Seus instrumentos característicos, principalmente a partir da década de 1950, são o baixo elétrico, a bateria e a guitarra. Para a origem do termo existem diversas explicações. Eu não saberia apontar a real, deste modo, recomendo ao leitor fazer suas próprias pesquisas; garanto que se divertirá bastante!

Com o passar do tempo, o estilo sofreu alterações e hoje temos diversos sub-gêneros de rock (folk rock,  blues-rock, jazz-rock,soft rock, glam rock, heavy metal, hard rock, rock progressivo, punk rock, new wave, punk hardcore, rock alternativo, grunge, britpop, indie rock e o new metal). Notar-se-á que sua expansão foi tanta que ultrapassou até mesmo as fronteiras da música; seu impacto repercutiu em toda a sociedade e ocasionou mudanças de comportamentos, de atitudes, de vestimentas e de linguagem. Quase sempre ao lado de uma polícia revolucionária, entrou para a história principalmente por sua força nos anos 1960, com os movimentos de contracultura em todo o mundo.

Com o objetivo de erradicar a fome na Etiópia, em 13 de julho de 1985, Bob Geldof [1] organizou um show simultâneo em Londres e em Filadélfia, o chamado Live Aid, contando com a presença de artistas como The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Queen, David Bowie, B. B. King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath. O evento foi transmitido pela BBC para diversos países e definitivamente chamou a atenção do mundo para a miséria no continente africano. Desde então, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock.

Aqui no TOP 10 terei a ousadia de enumerar 10 grandes clássicos do Rock, não os melhores, mais os mais marcantes para mim. Infelizmente a lista é pequena, então é provável que grandes obras fiquem de fora. Também não conseguirei representar todos os artistas/bandas, já que, neste casso, felizmente, temos fartura. Tentarei deixar minimamente claro os critérios de escolha nos comentários que seguem cada colocação. Gostaria de ver seus comentários e, se possível, a extensão desta lista com a assinatura de todos vocês!

Let’s rock!!!

Pode-se dizer que "Purple Haze" é uma canção nervosa. A melodia, os riffs e a guitarra suja expressam muito bem a névoa que Jimi Hendrix se refere na letra. Presente no álbum Are You Experienced, de 1967, é talvez a principal obra de Jimi, considerada pela revista Rolling Stone como umas das "500 Melhores Canções de Todos os Tempos", na 17ª posição. Aqui, "Purple Haze" abre a contagem com o décimo lugar.

9º - Stairway to Heaven (Led Zeppelin)



"Stairway to Heaven", do Led Zeppellin, é um clássico do rock mesmo sem a agitação costumeira. Lançada no álbum Led Zeppelin IV, em 1971, foi eleita pelo canal americano VH1 como a 3ª, das "100 melhores canções de rock", e pela revista "Rolling Stone como a 31ª, das "500 Melhores Canções de Todos os Tempos". E se em um show de rock que se preze não pode faltar uma boa canção lenta, dedilhada à guitarra, na nossa lista também não. "Stairway to Heaven" ocupa o 9º lugar.

"Another Brick in the Wall" aborda uma questão séria; a educação. Para ser mais exato, a canção, composta em três partes, faz uma pertinente crítica ao sistema educacional totalitário e repressor, em especial aos internatos. Lançada pela banda Pink Floyd, no álbum The Wall (que posteriormente se transformou em um filme), em 1979, a canção se desenvolve lentamente, como uma revolução que cresce atrás de muros e alcança o mundo. A terceira parte, mais enfática, já não tem a timidez dos primeiros versos e escancara o protesto juntamente com vozes infantis a declarar: "Hey! Teachers! Leave them kids alone!".

7º - Helter Skelter (The Beatles)


"Helter Skelter" é por muitos considerada a primeira música hard rock/heavy metal da história. A conheci através de um filme com o mesmo nome, mas, lendo sobre sua criação, descobri que a letra trata da questão da ascensão e queda, ou seja, temos composição propositalmente conturbada  e barulhenta, segundo McCartney –. Foi lançada no Álbum Branco,dos Beatles, em 1968. Acho que nem preciso mencionar a importância histórica desta canção e as consequências que ela trouxe para o mundo da música. É dela a nossa 7ª colocação.

6º - Satisfaction (Rolling Stones)


Antes de chamar atenção para a canção, enfatizo a inesgotável saúde dos Stones e a plateia enlouquecida deste vídeo. Feito isso, o que dizer do famoso e poderoso riff de guitarra de Keith Richards? Do refrão que todo mundo já cantou ao menos uma vez na vida? Bom, desta canção lançada no álbum Out of Our Heads, em 1965,ressaltarei apenas o seu pequeno protesto contra o "homem do rádio" que vem dizer coisas inúteis. Isso não mudou muito, não é verdade? Então continuemos buscando, "we can get satisfaction!".

5º - Smells Like Teen Spirit (Nirvana)


Lembro ainda hoje a primeira vez que ouvi Smells Like Teen Spirit. Eu devia ter pro volta dos 12 ou 13 anos quando o vizinho ligou esse som no volume mais alto. Recordo que a primeira coisa que pensei foi "que p* é essa?!", e então percebi que não sabia nada de rock, só sabia que gostava muito! Lançada pelo Nirvana no álbum Nevermind, em 1991, a canção é responsável por trazer a banda aos holofotes do mainsteam. Em sua letra, não muito simples de entender, perpassam situações e aspirações de revolução juvenil. Aumenta o volume, essa é pra gritar junto!

Simplesmente um dos melhores refrões de todos os tempos, na minha opinião. Poucas vezes ouvi uma música que dá tanta vontade de cantar, dançar, pular, tocar... Como diriam os próprios integrantes do Kiss, é uma música que transmite o espírito festeiro e o mundo divertido do rock. "Rock And Roll All Night" foi lançada originalmente em 1975, no álbum Dressed to Kill, e assume a nossa 4ª colocação. Pode aumentar o volume nessa também!

3º - Back in Black (AC/DC)


Famosa por seu inconfundível riff de guitarra na introdução, "Back in Black" faz parte de um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, o também chamado Back in Black, com mais de 50 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, atrás apenas de Thriller, de Michael Jackson. A música, que fala sobre o retorno de um luto, é uma espécie de tributo do AC/DC ao ex-integrante Bon Scott que veio a falecer em 1980 de forma ainda misteriosa. 

Em "Sweet Child Of Mine" tudo é clássico. O riff, o solo, o guitarrista, o vocalista... O timbre agudo e rouco de Axl Rose somado à sua aparência "descolada"   esteriótipo de roqueiro na cultura popular    influenciaram gerações e gerações de roqueiros mundo à fora, assim como o folclórico guitarrista Slash, hoje em carreira solo. Lançada pelo Guns N' Roses, em 1987, no álbum Appetite for Destruction, é provavelmente a mais característica música do Hard Rock. Indispensável em qualquer set list do gênero.

1º - Jailhouse Rock (Elvis Presley)


O primeiro lugar não poderia ser de outra canção ou de outro artista. "Jailhouse Rock", do eterno Rei do Rock, Elvis Presley, é um dos maiores clássicos do rock and roll de todos os tempos. É uma daquelas canções que não deixa ninguém ficar parado e contagia multidões, seja com a tradicional dancinha ou na tentativa de imitar os passos do Rei. A canção foi lançada como single, em 1957, para coincidir com o lançamento do filme de Elvis também chamado Jailhouse Rock. Além de vencedora do nosso TOP 10, também foi eleita a número um do The Rock and Roll Hall of Fame's 500 Songs that Shaped Rock and Roll.

***

Espero que tenham gostado deste Top 10 especialmente dedicado ao Rock. Deixe a sua opinião, crie a sua própria lista ou envie sugestões para as próximas publicações. Até a próxima!

______

[1] Bob Geldof foi também o organizador do Live 8, em 2005, com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres erradicar a miséria do mundo.

Um comentário:

  1. Aplausos para os segundo e primeiro lugares! Não poderia haver escolhas melhores para representar este estilo musical (ou religião?!), bem como a legião que respira e se impregna do rock como algo basilar e fundamental! Adorei o post! Seus textos são sempre muito agradáveis de ler e extremamente ricos de informações! Continue a nos alimentar tão agradavelmente de cultura! Forte abraço!

    ResponderExcluir

Enquanto um espaço que se pretende democrático, este blog não apresenta moderação nos comentários. Pede-se, com isso, que postagens de caráter abusivo, ofensivo, intolerante, racista, homofóbico, ou que exponha de qualquer maneira os usuários, sejam evitados a fim de que a liberdade e os direitos permaneçam iguais para todos e o exercício da democracia seja mantido. Obrigado pela visita!