domingo, 26 de fevereiro de 2012

O espetaculaaaaaaar mundo do cinema!

Por Junio Queiroz¹


Com certeza você tem uma música que “toca” na sua cabeça naqueles momentos em que a empolgação fala mais alto. Alguma batida, algum coral, algum som vindo de uma orquestra que torna aquele momento ÉPICO. Geralmente eu faço referência às canções que já escutei em algum momento da minha curta vida. Na maioria das vezes as minhas canções são retiradas dos desenhos com cenas de triunfo em que o herói surge de forma imponente para salvar o dia e uma aura brilha ao redor. Eu sou um apaixonado por música e sempre carrego meu aparelho de som com vários tipos de músicas, com vários temas e muitos deles são trilhas sonoras de filmes que marcaram de forma significativa.

Desde o cinema mudo já existiam filmes com trilhas sonoras. Que estranho, não é? Os primeiros filmes tinham como trilhas as músicas que eram tocadas por bandas, de forma improvisada. Muitos leitores já devem ter visto essas cenas descritas em desenhos antigos ou seriados. Logo vieram as canções escritas especificamente para os filmes e assim serem adicionadas nas edições. Era o tempo romântico dos cinemas, todas as músicas foram feitas para acrescentar um clima e dar mais profundidade e sentimento às cenas, diálogos e tudo mais.

Costumo dizer que a soundtrack é o que dá alma a um bom filme. Se o livro conquista o leitor pelas dez primeiras páginas, ou um bom discurso prende a atenção logos nos primeiros segundos, a música tem que ser boa em toda a história do filme. Grandes filmes conquistam não só pela atuação ou cenário, mas tem que ter aquela música que vai transportar o espectador ao contexto, pra aquele momento da história. Muitas vezes o filme pode ser mixuruca a ponto de fazer o sujeito pensar porque gastou o dinheiro pra ver aquele filme, mas a edição e as músicas são tão legais que prendem o sujeito na cadeira. Pra um bom prato é necessário ter boa aparência, bom cheiro e bom sabor. Ao contrário do que acontece no cinema ou no teatro, muitas vezes os filmes não precisam de bons atores interpretando, principalmente se for do tipo comercial (só pra vender), se ele tiver um bom já ajuda muito. Edição, som e música são como os rins de uma pessoa, a música do filme tem que estar em harmonia com a cena e o diálogo, estabelecendo o ritmo do filme. Recentemente assisti pela décima e cacetada vez o filme Cruzada, sou um grande fã de filmes épicos, principalmente se tiver batalhas com espadas, e resolvi ver a versão do diretor. O filme ia ser pior que a versão comum, pois o diretor não selecionou bem as músicas pra algumas cenas, sendo que as canções são muito bonitas. É um exemplo de filme que descrevi nas linhas anteriores.

Hans Zimmer
Meu compositor predileto é Hans Zimmer, pra mim ele é o cara! Talvez ele já tenha feito coisa muito melhor em filmes anteriores, mas gostei muito do trabalho dele em A Origem (Inception) e Sherlock Holmes. Porém, nada se compara com Gladiador (trilha sonora que toca em minha cabeça em momentos de glória), Batman: The Dark Knight (aquele violino frenético na cena do Coringa estava tirando meu estômago pela garganta) e Pearl Harbor.

Mas em A Origem foi GENIAL, o cara pegou “Non, Je Ne Regrette Rien” da Edith Piaf e colocou mais lenta e sai aquele trombone que leva o espectador a imersão total do filme. Meus amigos, eu lembro que me segurava na cadeira quando ouvia esse som. Vinha um frio na barriga e uma vontade de gritar pro personagem do filme “Adianta, meu irmão, se não vai dar merd*!!!!”.



Outro grande compositor é John Willians, que fez a trilha sonora de Star Wars. Não tem como dizer, quem já assistiu sabe, que aquela trilha não gruda nos ouvidos:



Outra que considero histórica é a trilha sonora de O Poderoso Chefão:


Depois vem Rocky com "Eye of the Tiger" e "Gonna Fly Now":



Jurassic Park:


Indiana Jones


Superman:




E por ultimo, mas não menos importante eu destaco o HINO da década de 80 para muitos jovens no mundo, aliás, muitos ainda estão descobrindo o que é isso e me torna um homem muito feliz. Não é a música principal do filme, mas faz parte da trilha sonora de Curtindo a Vida Adoidado. Quando vi essa cena com essa música foi de dar vontade de estar lá participando. Não sou fã dos Beatles, mas essa música, com certeza, está entre as melhores de todas. Ela explica bem a função que tem uma boa canção dentro de um filme. Só pra constar que é um dos poucos filmes que a versão dublada é melhor que a original.



Existem muitos outros filmes e trilhas que poderia citar nesse momento, mas tenho que falar dos filmes que estão concorrendo ao Óscar. Costumo dizer que como o prêmio é da “Indústria Cinematográfica”, então quem tem mais chances de vencer são os que vendem mais ou os mais populares. Acho que os critérios da Academia estão muito diferentes na questão dos julgamentos. Não sou crítico de cinema, então não é minha obrigação comentar isso. Mas este ano teremos a surpresa de ver Carlinhos Brown concorrendo com ao Óscar de Melhor Canção Original, ou seja, é a música que foi feita exclusivamente para aquele filme.  Acho que tem muitas chances de vencer, porém, está concorrendo contra ninguém mais do que os Muppets que é um clássico na cultura americana. A premiação será gravada, então não veremos o nosso "rasta-cacique-baiano" ganhando o prêmio e provando que Salvador tem a melhor música do mundo, aliás, do mundo e da Bahia! Confiram aí e vejam quem deveria vencer.


Confesso que esse ano eu cometi o pecado de não escutar nenhuma trilha que está concorrendo ao Music (Original Score). Infelizmente os filmes bons só chegam aqui no fim ou início do ano e não vão pra todas as principais salas daqui do Salvador. O povo esquece que nossa cultura não se limita a BA-Vi e Carnaval. Recomendo que procurem ouvir enquanto assistem ao filme. Mas torço pelo Tintin que me trouxe muitas alegrias na infância.



Obrigado, Klaus, pela oportunidade.
Bom Óscar 2012!

OS: Se Brown vencer, vou mandar o Sudeste todo e mais quem fala mal da música baiana pra...

______

¹ Junio Queiroz é estudante de Psicologia e autor do blog Tenha Medo!. A convite meu, elaborou esse texto sobre trilhas de cinema, assunto pelo qual possui grande apreço e conhecimento.

Um comentário:

  1. Bom, sinto-me na obrigação de agradecer pelo ótimo texto e fazer o primeiro comentário. Confesso que relembrar algumas dessas trilhas me fez dar bons sorrisos e relembrar momentos importantes da minha vida (assim como você, adoto algumas dessas 'soundtracks' para a ela).

    É claro que a missão de recomendar as melhores é muito difícil, já que são tantas, então gostaria de compartilhar algumas que ficaram fora da lista, mas figuram entre os grandes clássicos também - mesmo que não sejam, porventura, temas da categoria "original". Procurem por aí os temas de filmes como:

    - E o vento levou
    - Titanic
    - Ghost: Do Outro Lado da Vida
    - O Rei Leão
    - 007
    - 2001: Uma Odisseia no Espaço
    - Coração Valente
    - E.T.: O Extraterrestre
    - Tubarão
    - Psicose
    - A Pantera Cor de Rosa
    - Os Caça-Fantasmas
    - Missão Impossível

    E o que mais encontrar pelo caminho...

    ResponderExcluir

Enquanto um espaço que se pretende democrático, este blog não apresenta moderação nos comentários. Pede-se, com isso, que postagens de caráter abusivo, ofensivo, intolerante, racista, homofóbico, ou que exponha de qualquer maneira os usuários, sejam evitados a fim de que a liberdade e os direitos permaneçam iguais para todos e o exercício da democracia seja mantido. Obrigado pela visita!